Pesquisar este blog

Sakura cardcaptor
3/09/2009


Cardcaptor Sakura (カードキャプターさくら Kādokyaputā Sakura?, lit. Sakura, a capturadora de cartas), conhecido no Brasil como Sakura Card Captors e abreviado por SCC ou CCS, é uma série de mangá no estilo mahou shoujo criado pelo grupo CLAMP, e serializado na revista Nakayoshi, com 12 volumes, de 1996 a 2000. Foi adaptado uma série de anime pelo estúdio Madhouse, somando 70 episódios (divididos por três temporadas), 2 filmes e alguns especiais.

Em Portugal, o anime é transmitido pelo canal Panda, e anteriormente pela RTP 1.

No Brasil foi exibido no canal a cabo Cartoon Network, na Rede Globo e é atualmente exibido no canal a cabo Boomerang. A série de mangá foi publicada pela JBC, com 24 volumes no formato meio-tonkobon.

Na América do Norte (menos México), a série foi exibida sob o nome de Cardcaptors, e sofreu uma americanização, feita pela empresa canadense Nelvana, que fez várias modificações no enredo, nomes dos personagens e trilha sonora. Nos outros países falantes de língua inglesa, a série foi exibida na íntegra.

Sakura Card Captors conta a história de Sakura Kinomoto, uma garota comum de 10 anos, que liberta acidentalmente um conjunto de cartas mágicas chamadas Cartas Clow. Seu trabalho então, é reunir todas elas, antes dessas causarem transtornos à cidade onde ela vive.

Sinopse

Sakura Kinomoto é uma garota de 10 anos (no anime; 12 anos no mangá) que por acidente abre um livro misterioso, chamado Livro Clow. Do livro saem 52 cartas mágicas levadas por uma tempestade de vento causada pela mágia da carta Vento, que foi libertada quando Sakura leu o seu nome. Kerberus, o guardião das cartas, (uma criatura muito parecida com um animal de pelúcia bem pequeno) aparece e conta à Sakura que as cartas foram espalhadas por toda Tomoeda e é seu dever capturá-las de novo, tornando-a uma card captor (capturadora de cartas em inglês).

As cartas provocam fenômenos estranhos ao redor de Sakura, que emprega os poderes das cartas já capturadas em seu báculo mágico para dominá-las e juntá-las à sua coleção. Ela conta com a ajuda de sua amiga Tomoyo, e mais tarde de outros personagens como Syaoran Li, um card captor rival e Yue outro guardião das cartas.

No decorrer da trama, além das histórias misteriosas que envolvem as cartas, também se fazem presentes cenas que mostram o crescente romance entre Sakura e Syaoran, intercalados com as cenas de ação.

Na segunda metade da história surgem novos personagens, como Eriol Hiiragizawa, e Sakura passa a transformar as cartas Clow em suas próprias cartas: as cartas Sakura (Sakura Cards).

CardCaptors

A empresa canadense Nelvana (que posteriormente trabalharia com as versões ocidentais de Medabots e Beyblade), adaptou toda a série, mudando sua cronologia, enredo, trilha sonora, e fez vários cortes e censuras no que é considerado para a cultura americana, "impróprio" ao público infantil. A série, agora somente com 39 episódios, foi rebatizada de Cardcaptors, e seu foco principal seria no personagem Syaoran, visto que empresa queria atingir o público masculino. Mas ela somente foi exibida assim nos EUA, aqui no Brasil a versão sem cortes foi exibida no Cartoon Network.

Foi exibida nos Estados Unidos em Junho de 2000 pela Kids' WB, e em Junho 2001 no Cartoon Network.

0 comentários: